[weglot_switcher]

Novo Banco reafirma que prazo de aceitação da oferta das obrigações acaba a 2 de outubro

“O que terminou hoje às 9 horas, no âmbito do processo de consentimento “consent solicitation”, foi simplesmente o prazo para as instruções de voto desse ponto da agenda em cada uma das 36 séries de obrigações” esclarece o Novo Banco. A primeira assembleia de obrigacionistas é já na sexta-feira dia 8, mas não deverá ter quórum suficiente.
  • Reuters
6 Setembro 2017, 12h43

O Novo Banco enviou um comunicado às redações em que vem esclarecer que o prazo de aceitação da oferta de compra de obrigações termina a 2 Outubro, em resposta à notícia da Lusa que diz que o prazo para aceitar proposta de recompra de obrigações termina esta quarta-feira.

A Lusa baseou-se no calendário da operação que diz que o prazo concedido pelo Novo Banco para que os investidores entreguem a declaração de aceitação e de instruções exclusivas de voto para permitir a participação nas assembleias de obrigacionistas termina esta quarta-feira, às 09:00, 48 horas antes das reuniões.

“O que terminou hoje às 9 horas, no âmbito do processo de consentimento “consent solicitation”, foi simplesmente o prazo para as instruções de voto desse ponto da agenda em cada uma das 36 séries de obrigações” esclarece o Novo Banco.

Caso as Assembleias não tenham quórum de 2/3 do valor nominal realizar-se-ão reuniões em segunda convocatória no dia 29 com quórum mínimo de 1/3. Os votos nas Assembleias para o consentimento são independentes da aceitação, ou não, da oferta, que durará até ao dia 2 de Outubro.

O Jornal Económico já tinha noticiado que o Novo Banco não espera que o processo de consentimento seja aprovado neste dia 8 de setembro, em primeira convocatória.

O banco liderado por António Ramalho está já a contar com a falta de quórum na primeira convocatória das assembleias. O futuro do banco vai, com grande grau de probabilidade, decidir-se a 29 de setembro, na segunda convocatória das assembleias de obrigacionistas.

Estas assembleias vão votar a solicitação de consentimento para o reembolso antecipado das emissões de obrigações que são alvo do LME (Liability Managment Exercise).

A primeira convocatória das assembleias de obrigacionistas que vão analisar e votar estas operações está marcada para 08 de setembro, a partir das 09:00. Caso não haja ‘quórum’ suficiente para se realizarem, a segunda convocatória está agendada para 29 de setembro, também para as 09:00.

Ora, confirmando-se o adiamento das reuniões para o final do mês, também se estende o prazo dado para a entrega da declaração de aceitação e de instruções exclusivas de voto para 48 horas antes do início das mesmas (até às 09:00 de 27 de setembro).

O Novo Banco enumerou as 36 séries de emissões de dívida sénior abrangidas pela oferta (com maturidades entre 2019 e 2052) em que é proposto aos detentores dos títulos a sua recompra, pagando já dinheiro por esses títulos para evitar que cheguem à maturidade, com o respetivo pagamento de juros e capital.

“(…) É uma oferta com contrapartida em ‘cash’ [dinheiro], proporcionará aos seus detentores um preço alinhado com o mercado e é acompanhada por uma operação de solicitação de consentimento de reembolso antecipado (consent solicitation)”, lê-se no comunicado de imprensa então divulgado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.