[weglot_switcher]

Rating do BCP com perspetiva negativa pela Fitch devido à disrupção económica

O BCP está mais longe de sair do segundo nível de “lixo”. Tudo porque o outlook degradou-se para negativo devido à crise económica despoletada pela pandemia do coronavírus.
  • Cristina Bernardo
3 Abril 2020, 19h23

O Banco Comercial Português revelou que a Fitch Ratings que, recentemente, tem vindo a rever os ratings da banca europeia em diferentes geografias, motivada pela disrupção causada pelo surto de coronavírus, fez também uma reavaliação do mercado português.

Para o BCP reafirmou o rating de longo prazo do Banco em ‘BB’ (IDR – issuer default rating), que corresponde ao segundo nível de “lixo”, e o seu rating intrínseco em ‘bb’ (“VR” – viability rating), e reviu o outlook de longo prazo de Positivo para Negativo, com base na incerteza associada ao coronavírus.

A descida do outlook é uma consequência da deterioração esperada das condições económicas em Portugal, provocadas pelo impacto da pandemia de Covid-19, à semelhança de idênticas descidas anunciadas para vários sistemas bancários da zona euro.

A Fitch atribuiu o rating ‘BB-’ à dívida sénior não preferencial do Banco, e o rating ‘B+’ à dívida Tier 2, de acordo com a sua nova metodologia de rating de bancos; e atribuiu o rating ‘BB+’/ ‘B’ aos depósitos, um nível acima do IDR de longo prazo, refletindo a visão da Fitch Ratings do maior nível de proteção dos depositantes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.