[weglot_switcher]

Rui Pinto já votou e mostrou boletim no Twitter. O que diz o Código Penal?

O hacker português publicou na sua conta da rede social Twitter o seu voto na candidata às eleições presidenciais. De acordo com a lei, esta ação pode levar a uma pena de prisão até um ano ou multa até 120 dias.
  • Getty Images
17 Janeiro 2021, 12h42

Rui Pinto é um dos milhares de portugueses que este domingo, 17 de janeiro, decidiu exercer o seu direito de voto antecipado nas eleições presidenciais. No entanto, o hacker português divulgou na sua conta da rede social Twitter, o boletim com o seu voto em Ana Gomes.

Esta ação do hacker português, de acordo com o Código Penal, poderá levar a uma pena de prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias.

O artigo 342º relacionado com a violação do segredo de escrutínio, indica que “quem, em eleição referida no nº1 do artigo 338º, realizada por escrutínio secreto, violando disposição legal destinada a assegurar o segredo de escrutínio, tomar conhecimento ou der a outra pessoa conhecimento do sentido de voto de um eleitor é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.