[weglot_switcher]

SNQTB e SIB pedem ao Ministério do Trabalho intervenção para ultrapassar impasse com a CGD

“Tendo em conta que o processo negocial, por responsabilidade da CGD, já se arrasta há demasiado tempo, nomeadamente porque a CGD interrompeu as negociações entre setembro e dezembro de 2019, estes sindicatos tomaram a iniciativa de solicitar a Conciliação”, refere o comunicado conjunto. 
  • Cristina Bernardo
23 Janeiro 2020, 19h44

O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) pediram a intervenção do Ministério do Trabalho, liderado por Ana Mendes Godinho, para conseguirem ultrapassar o impasse nas negociações com a Caixa Geral de Depósitos.

“Face à continuada intransigência demonstrada pelos representantes da Caixa Geral de Depósitos (CGD) no processo negocial em curso para a revisão do Acordo de Empresa, que prevê o novo enquadramento laboral que irá vigorar nos próximos 24 meses, o Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB) e o Sindicato Independente da Banca (SIB) decidiram passar à fase de Conciliação junto do Ministério do Trabalho”, refere o comunicado dos sindicados.

Os sindicatos dizem que esta decisão, de recurso à Conciliação, “urge na sequência de mais de uma dezena de reuniões com os representantes da CGD, sem que até ao momento fosse demonstrada qualquer intenção de ultrapassar este impasse e apresentar uma proposta que permitisse a conclusão das negociações com o mínimo de dignidade para os trabalhadores representados por estes sindicatos”.

O comunicado conjunto refere que os sindicatos “pautaram a sua atuação neste processo de boa fé negocial, demonstrando em todos os momentos esperança na obtenção do consenso negocial. No entanto, e tendo em conta que o processo negocial, por responsabilidade da CGD, já se arrasta há demasiado tempo, nomeadamente porque a CGD interrompeu as negociações entre setembro e dezembro de 2019, estes sindicatos tomaram a iniciativa de solicitar a Conciliação”.

“Em momento oportuno (agosto de 2018), o SNQTB deixou claro que entendia que a denúncia apresentada pela CGD, sem prévia comunicação, era extemporânea ou, no mínimo, inoportuna, tendo em conta o Acordo de Empresa que estava em vigor desde 2016”, refere Paulo Gonçalves Marcos, presidente da Direção do SNQTB.

“O SIB está empenhado não só na defesa dos seus sócios, mas também e acima de tudo na defesa e promoção da negociação coletiva em todo o setor bancário”, refere Fernando Fonseca, presidente da Direção do SIB.

O processo formal de Conciliação junto do Ministério do Trabalho seguirá os trâmites legais.

A Administração da Caixa Geral de Depósitos foi oficialmente informada desta decisão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.