[weglot_switcher]

Trump cancela visita de Mike Pompeo à Coreia do Norte

Trump cancela viagem de Mike Pompeo à Coreia do Norte através do Twitter por considerar que os progressos tendentes à desnuclearização do país liderado por Kim Jong Un têm sido insuficientes
24 Agosto 2018, 19h56

O presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, cancelou a viagem do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, à Coreia do Norte devido à falta de progressos no processo de desnuclearização daquele país que foi acordado numa cimeira histórica entre os dois líderes dos dois países no passado mês de junho, em Singapura.

Foi no Twitter, a sua rede social predileta, que Donald Trump cancelou a viagem que o seu secretário de Estado tinha agendada à Coreia do Norte, país liderado por Kim Jong Un. Numa mensagem que se estende por três tweets, o presidente dos EUA alega que a China não se tem esforçado no processo de desnuclearização da Coreia do Norte devido à posição mais rígida que a administração norte-americana tem tido nas relações comerciais com o governo liderado por Xi Jiping.

No entanto, Trump admite que “num futuro próximo”, assim que os problemas comerciais com a China se resolvam, Mike Pompeo possa finalmente viajar para avaliar a desnuclearização da Coreia do Norte.

A imprensa internacional, nomeadamente o britânico “Financial Times”, alega que a decisão de Trump em cancelar a viagem de Pompeo demonstra a dificuldade que a administração norte-americana em assegurar “progressos concretos” desde a cimeira entre os EUA e a Coreira do Norte.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.