[weglot_switcher]

Vêm aí subidas nas comissões da CGD. Saiba o que muda e quando

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) vai aumentar as comissões cobradas aos clientes. O agravamento de custos vai penalizar muitos jovens e empresas com operações no estrangeiro. Veja tudo o que precisa saber sobre esta mexida nos preços.
  • Rafael Marchante/Reuters
1 Fevereiro 2018, 13h41

O ano de 2018 vai trazer o aumento de comissões na Caixa Geral de Depósitos (CGD). Os aumentos vão começar já no próximo mês de abril e vão afetar sobretudo os clientes com cadernetas e as empresas com operações no estrangeiro.

Os aumentos das comissões é uma das medidas da CGD para dar cumprimento ao plano de reestruturação negociado com Bruxelas, tendo em conta que o banco público “cobra menos comissões face aos concorrentes”, como mencionou o presidente executivo da instituição financeira, Paulo Macedo.

Se é cliente da CGD o melhor é estar atento, porque são várias as mudanças nos preçários vão entrar em vigor nos próximos meses.

 

Abril:

  • Cheques vão passar a ser mais caros

O mês de abril traz um agravamento dos custos na requisição e pagamento de cheques. A partir de dia 1, um bloco com cinco cheques vai passar a custar 11,50 euros, enquanto um de 11 módulos vai custar 25,30 euros.

Maio: 

  • Levantamentos com caderneta pagos

Os levantamentos realizados ao balcão com apresentação de caderneta continuam a ser possíveis, mas vão passar a custar um euro. De fora deste pagamento ficam os clientes com manifesta incapacidade de utilizar dispositivos automáticos, como invisuais, analfabetos e outros.

“Os motivos que permitem a isenção de comissão de manutenção privilegiam clientes com relacionamento com a Caixa, salvaguardando as situações de clientes com maior fragilidade económica e/ou social”, explica fonte da CGD ao “Jornal Económico”.

  • Fim da isenção para jovens

Até aqui, clientes entre os 26 e os 29 anos titulares do Megacartão Jovem estavam isentos do pagamento de comissões. A partir de dia 1 de maio vão pagar 4,95 euros por mês. A esse valor acresce a anuidade, que sobe de 12 para 14 euros.

A CGD explica que “esta alteração alinha nos 26 anos em termos etários transversais a isenção da comissão de manutenção, em linha com as necessidades de integração na vida ativa dos clientes”.

Junho:

  • Aumento de custos para empresas no estrangeiro

Em junho, chegam nova mudanças nas comissões que vão atingir as empresas com operações no estrangeiro. A CGD vai aumentar o custo com remessas de exportação e importação, créditos documentários e garantias bancárias.

Julho:

  • Prestações do crédito automóvel e ao consumo

Tanto os clientes com crédito pessoal ao consumo como os clientes com crédito automóvel vão passar a pagar 2,85 euros de comissões de processamento relativos às prestações mensais. A alteração entra em vigor em julho.

  • Isenções no crédito à habitação e consumo

A partir de julho, clientes que peçam um novo empréstimo à habitação ou ao consumo passam a ficar isentos durante três meses do pagamento do reembolso antecipado do anterior crédito.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.