[weglot_switcher]

Efetividade, urgência, segurança. SPCI explica critérios para distribuição de ventiladores pelos hospitais

João Gouveia explicou que “144 ventiladores chegam já este fim-de-semana” e que para a semana irão chegar mais equipamentos de ventilação a Portugal.
2 Abril 2020, 13h29

Os critérios para a distribuição dos ventiladores pelos hospitais que estão a receber os pacientes infetados com Covid-19 e que apresentem um quadro clínico mais severo passam pela efetividade, urgência e segurança, explicou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, João Gouveia, presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI).

João Gouveia explicou que “144 ventiladores chegam já este fim-de-semana” e que para a semana irão chegar mais equipamentos de ventilação a Portugal. Quanto aos critérios para distribuição dos ventiladores, esclareceu o presidente da SPCI, estes passam pela efetividade, ou seja, uso efetivo destes equipamentos nas unidades de saúde para onde se destinam; a urgência desses equipamentos e ainda os critérios relacionados com a segurança da utilização dos ventiladores.

Os pacientes de Covid-19 que apresentem um quadro clínico mais grave têm uma necessidade mais premente de cuidados de medicina intensiva, reconheceu esta quinta-feira, em conferência de imprensa, João Gouveia, presidente da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI), João Gouveia.

“Os doentes mais graves de Covid-19 precisam de medicina intensiva, é necessário material e esses equipamentos estão a ser recuperados através da recuperação de equipamentos e aquisição de novos”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.