[weglot_switcher]

Estes batons vermelhos têm “substâncias preocupantes”, alerta Deco

Há, pelo menos, três batons à venda (da Avril, Kiko e Mac) que contêm vestígios de chumbo, embora em níveis abaixo do limite tecnicamente evitável. A Deco pede precaução por parte do consumidor.
16 Dezembro 2019, 11h39

Se já está a preparar o look para a passagem de ano saiba que existem batons vermelhos à venda em Portugal que contêm algumas substâncias, como suavizantes ou hidratantes, que podem ter efeitos negativos na saúde.

De acordo com um teste realizado pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco Proteste), existem três batons à venda em perfumarias, lojas de cosmética e de produtos naturais e supermercados que contém vestígios de chumbo, embora em níveis abaixo do limite tecnicamente evitável. Além disso, foram detetados níveis de MOAH, que, de acordo com a informação na rotulagem, não recorre a ingredientes derivados de óleos minerais e é certificado pela Ecocert como produto “natural” e “biológico”.

A Deco descobriu também vestigios de MOSH e POSH em quantidades superiores às consideradas seguras, sendo que o primeiro nem cumpre as recomendações da própria indústria (Cosmetics Europe). O MOSH, o POSH e o MOAH são componentes de óleos minerais derivados do petróleo.

” Os óleos minerais são usados nos produtos cosméticos, entre outros, como suavizantes, protetores da pele e reguladores da viscosidade”, explica a Deco. “Apesar da sua utilidade, aqueles componentes despertam preocupações quando utilizados em batons. O mesmo vale para contaminantes como os metais pesados. Ingeridos, o que é um cenário real no caso dos batons, podem implicar risco de mutações genéticas e tumor”.

Os resultados do teste aplicam-se aos produtos indicados, e não a toda a linha de batons das marcas. Os corantes variam com o tom do batom e, assim, as concentrações das substâncias pesquisadas, nomeadamente de chumbo, podem variar. Portanto, não podemos aconselhar ou desaconselhar outros batons das mesmas marcas.

Os batons em causa são o Avril Le Rouge Hollywood 598 (7,25 euros), o Mac Retro Matte Ruby Woo 707 (19,50 euros) e o Kiko Kikoid Velvet Passion 05 Burgundy (6,99 euros).

O que pode o consumidor fazer?

Se desconhecer a quantidade de MOSH e MOAH num batom, por precaução, pode evitar os que incluam os seguintes ingredientes derivados de óleos minerais e hidrocarbonetos sintéticos, por exemplo:

  • Cera microcristalina ou microcrystalline wax
  • Ceresin
  • Hydrogenated microcrystalline wax
  • Hydrogenated polyisobutene
  • Ozokerite
  • Paraffin ou parafina
  • Paraffinum liquidum
  • Petrolatum
  • Polybutene
  • Polyethylene
    Polyisobutene
  • Synthetic wax
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.