[weglot_switcher]

Graça Freitas: “Aglomerados no futebol? Fiscalização não compete às autoridades de saúde”

“Todos sabem qual foi o parecer da DGS e como já dissemos, as mesmas vão no sentido de evitar aglomerados e manter a distância física. Recordo que a fiscalização as regras em vigor não compete às autoridades de saúde”, recordou a responsável máxima da DGS.
  • Graça Freitas, diretora-geral da DGS
4 Junho 2020, 14h19

Graça Freitas, responsável máxima da Direção-Geral de Saúde, comentou esta quinta-feira as aglomerações que se verificam no dia da retoma da I Liga portuguesa, nomeadamente em Vila Nova Famalicão, onde se concentrou a claque do FC Porto, Super Dragões.

“Todos sabem qual foi o parecer da DGS e como já dissemos, as mesmas vão no sentido de evitar aglomerados e manter a distância física. Recordo que a fiscalização as regras em vigor não compete às autoridades de saúde”, recordou Graça Freitas.

A dois dias do reinício do campeonato de futebol, a diretora da DGS, tinha deixado conselhos aos cidadãos na hora de celebrar os golos da sua equipa. “Podem comemorar os golos, mas com distância. Apelo sobretudo ao sentido cívico de cada um. Foi uma dura conquista retomar o futebol e temos que garantir que não haja retrocesso”, referiu Graça Freitas na conferência de imprensa da passada segunda-feira.

Um apelo que não foi seguido pelos jogadores de futebol na hora festejar os golos durante os jogos que se realizaram na quarta-feira. No Portimonense-Gil Vicente, o grande golo de Lucas Fernandes que valeu a vitória aos algarvios por 1-0 levou a que vários elementos da equipa se abraçassem e nem os suplentes quiseram ficar de fora.

Os mesmos jogadores que antes do jogo eram vistos a sair do autocarro do clube (à semelhança do Gil Vicente) utilizando máscara e mantendo as distâncias entre cada um. Já no relvado foi possível verificar que com exceção dos treinadores, todos os restantes membros dos bancos de suplentes estavam de máscara.

Situação semelhante aconteceu no Famalicão-FC Porto, nomeadamente nos dois golos da equipa da casa apontados por Fábio Martins e Pedro Gonçalves com mais abraços entre os jogadores e que colocam em causa o tal sentido cívico pedido pela DGS. Já no golo dos ‘dragões’ marcado por Corona, apenas Marega abraçou o jogador mexicano.

Portugal conta com um total de 33.592 casos confirmados da Covid-19, mais 331 face ao dia anterior, revela o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde divulgado esta quinta-feira, 4 de junho. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 1.455, o que corresponde a mais oito mortes nas últimas 24 horas.

O boletim epidemiológico divulgado esta manhã indica que, até à data, foram registados 333.106 casos suspeitos e 1.741 pessoas ainda aguardam os resultados das análises laboratoriais da Covid-19. Atualmente existem 297.773 casos não confirmados após as análises, e 28.685 encontram-se sob vigilância das autoridades de saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.