[weglot_switcher]

Modelos económicos apontam para reeleição de Trump em 2020

Presidente dos EUA beneficia de uma conjugação de indicadores económicos muito favorável. Preços dos combustíveis e desemprego baixos podem chegar para compensar a falta de popularidade.
  • Carlos Barria/REUTERS
25 Março 2019, 07h39

O economista-chefe da Moody’s Analytics, Mark Zandi, revelou ao site Politico que neste momento Donald Trump consegue reeleger-se em todos os 12 modelos económicos com que está a antecipar a corrida para as eleições presidenciais norte-americanas que terão lugar em 2020.

“Se a eleição decorresse hoje, Trump seria o vencedor segundo esses modelos, e um vencedor folgado”, afirmou Mark Zandi, que não esconde ser um crítico do atual presidente dos EUA, admitindo que “em três ou quatro modelos seria bastante renhido”.

No entender do economista-chefe da Moody’s Analytics, Trump beneficia de uma conjugação de indicadores económicos muito favorável. “Ele tem preços dos combustíveis baixos, pouco desemprego e muitas outras variáveis políticas a seu favor”, disse ao Politico.

O único ponto negativo para o republicano que derrotou Hillary Clinton em 2016 é a baixa popularidade. “Se continuar a tombar, isso pode fazer uma grande diferença”, ressalvou Mark Zandi.

Apesar de uma sondagem da CNN indicar que 71% dos inquiridos consideram que o desempenho da economia norte-americana é “muito bom” ou “razoavelmente bom”, a taxa de aprovação de Trump não ultrapassa os 42%.

Isto aumenta as esperanças dos democratas de que seja possível impedir a reeleição do presidente à revelia da boa saúde da economia. “Ele é ligeiramente favorito”, concedeu ao Politico Dan Pfeiffer, que integrou o gabinete de Barack Obama, contrapondo que “tudo o que os democratas têm de fazer é mudar cerca de 100 mil votos em três estados para vencerem”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.