[weglot_switcher]

União Europeia aprova utilização do remdesivir para tratamento da Covid-19

A recomendação da Agência Europeia do Medicamento e a autorização da UE faz deste o primeiro tratamento para a Covid-19 a ter uma autorização de comercialização no continente europeu.
3 Julho 2020, 12h42

A União Europeia aprovou, esta sexta-feira, a utilização do medicamento remdesivir  para tratamento de pacientes infetados com Covid-19, avança a “AFP”. Este é o primeiro primeiro tratamento para o vírus a ter uma autorização de comercialização no continente europeu.

Apesar de ser um progresso no combate à pandemia, a notícia chega numa altura em que os Estados Unidos anunciaram terem comprado a compra da quase totalidade do stock para os próximos três meses do medicamento remdesivir à empresa Gilead Sciences. O remdesivir foi o primeiro medicamento autorizado nos Estados Unidos para tratar doentes graves com covid-19.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS, na sigla inglesa) anunciou na segunda-feira, em comunicado, que foi assegurada a compra de mais de 500 mil doses do medicamento, o que corresponde a 100% da produção da Gilead prevista para julho (94.200 doses), 90% da produção em Agosto (174.900 doses) e 90% da produção em setembro (232.800 doses).

Desta forma, e apesar de recentemente a Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla inglesa) ter recomendado a comercialização do remdesivir na Europa, apenas os Estados Unidos vão ter acesso ao medicamento nos próximos meses, o que preocupa alguns especialistas.

Apesar de tudo, o Infarmed assegurou, esta quarta-feira, que Portugal tem ‘stock’ disponível e reserva para uso imediato do medicamento remdesivir, que tem sido usado contra a Covid-19, e que o laboratório não antecipa constrangimentos no seu acesso aos doentes portugueses.

O Infarmed revelou ainda que, após contacto com o laboratório titular do medicamento remdesivir, este confirmou que “antecipa que não venha a existir qualquer constrangimento no acesso ao tratamento por parte dos doentes portugueses, tendo a garantia de acompanhamento conjunto da situação”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.